HISTORICAMENTE Portugal nasceu na região do Porto e do Norte, onde os portugueses se tornaram um povo e uma nação no século XII.
UMA POVO ACOLHEDOR que fala muito francês (as ligações entre estes 2 países desde os anos 60 a 70, quando muitos portugueses se mudaram para França sem esquecer o seu país de origem e as suas raízes)
PAÍS ESTÁVEL,com um dos níveis mais baixos de criminalidade na Europa: classificado em 5.º lugar pelo Índice de Paz Global em 2016 (França ocupa apenas o quadragésimo sexto lugar)
Eleito o melhor destino europeu em 2017 pelo Melhor Destino Europeu (400.000 votos públicos) O público escolheu o Porto pela 3.ª vez.
O centro histórico do Porto está classificado na 2.ª posição como Património Mundial da UNESCO. Voos diários, várias infraestruturas de alojamento de qualidade e diversas construções em curso.
Portugal é favorecido pelos seus visitantes graças à sua excelente infraestrutura (1.º lugar no ranking mundial do Fórum Económico Mundial)
World Travel Awards 2019 O Melhor Destino Turístico do Mundo -
Aumento da participação: 2017: 20 Milhões de visitantes/2018: 21 M/2019: 24 M
Título de "Destino Turístico de 2019" concedido pela OMC pelos esforços para tornar o turismo acessível às pessoas com mobilidade reduzida.
Desenvolvimento de 116 projetos turísticos que representam um investimento total de 20 milhões de euros
Portugal conseguiu virar a página sobre a austeridade que estava a viver, respeitando a recuperação das contas públicas e reforçando o poder de compra.
O país tem uma das melhores taxas de crescimento da zona euro. O desemprego desceu para 7,5% (contra 16,2% em Espanha) e eliminou o seu défice orçamental.
Está a recuperar a atratividade a nível europeu e promete uma evolução positiva do mercado imobiliário.
Além disso, Portugal é o país europeu que tem investido uma parte significativa do seu orçamento em energias renováveis.
O mercado imobiliário português está em pleno andamento. Impulsionados pela procura, os preços dos imóveis estão a subir e as medidas que impulsionaram o mercado estão a funcionar:
O Estatuto de Residente Não-Habitual (RNH) fez de Portugal a "Florida da Europa" e permitiu que muitos reformados franceses se estabelecessem em Portugal a sua residência fiscal ao comprar uma casa e beneficiar de uma isenção fiscal durante 10 anos (e uma ausência de imposto sucessório). Um lucro inesperado também para os empresários, que, além disso, são tributados a uma taxa baixa sobre os lucros gerados no país.
O Programa "GOLDEN VISA" para estrangeiros de todo o mundo, cujo número está a crescer em Portugal É a forma mais fácil e rápida de obter um visto de residência na Europa e de ter acesso à cidadania europeia O critério principal é um investimento entre 300.000 e 500.000 euros num projeto imobiliário em Portugal.
O ALUGUER TURÍSTICO de apartamentos mobilados (Alojamento Local) também é muito bem sucedido. Com uma forte procura pelo turismo e plataformas globais como a Airbnb que facilitam estas operações, tornou-se uma verdadeira fonte de rendimento para investidores portugueses e estrangeiros.
PORTO, cidade dos ESTUDANTES um défice no alojamento para estudantes cria muitas oportunidades e projetos de investimentoA Universidade do Porto acolhe cada vez mais estudantes estrangeiros atraídos por um ensino de qualidade. Em 1988, o primeiro aluno do programa de ERASMUS chegou ao Porto. Hoje há 4500 estudantes internacionais por ano de mais de 100 países. Muitas pessoas vêm para aqui inicialmente para estudar e atraídas pela cidade decidem estabelecer-se aqui, as universidades trabalham em estreita colaboração com as empresas da região.
A crise do Coronavírus em Portugal foi uma das mais bem geridas da Europa e é mesmo uma exceção. Um número de casos 10 vezes inferior ao da seu vizinha Espanha deu ao país uma forte credibilidade a nível global. Além disso, o governo tomou imediatamente medidas para tornar o mercado imobiliário mais fluido e colocá-lo de volta no bom caminho, como era antes da crise.